3 formas para relaxar durante a insônia

Está nervoso mexendo de um lado para o outro da cama? Então, saiba que não precisa ficar assim até as 5:00h. Conheça agora 3 formas para relaxar durante a insônia e tenha uma noite muito mais agradável.

Utilizando os métodos certos para ficar mais calmo é possível vencer a insônia mesmo em uma noite mais difícil. Sendo assim, aprenda como fazer isso agora.

Como relaxar durante a insônia?

Confira 3 técnicas poderosas para conseguir ficar mais tranquilo durante a insônia. Assim, o estresse não tomará conta da cena, atrapalhando ainda mais o processo de relaxamento. Veja quais são!

1. Chi Kung

O Chi Kung é uma técnica originada na medicina tradicional chinesa. O objetivo da prática é fazer com que a pessoa viva de forma equilibrada, unindo mente, respiração e exercícios físicos.

Um de seus métodos é excelente para relaxar durante a insônia. Para fazer isso basta seguir esses passos:

  1. Sentar na cama com a coluna ereta, mas confortável;
  2. Deixar as pernas cruzadas e os pés descalços;
  3. Manter o foco na respiração por alguns instantes;
  4. Inspirar pelo nariz e expirar pela boca por 4 vezes;
  5. Massagear a sola de cada pé com um dedo;
  6. Para isso, é preciso fazer círculos no sentido horário;
  7. Então, deve manter a massagem por 3 minutos;
  8. Após esse tempo, basta ir para o outro pé.

Essa técnica é muito eficaz porque une os princípios da meditação e da automassagem. Assim, é mais fácil entrar em um estado de relaxamento e distrair a mente quando não se pode dormir.

2. Treinamento autógeno

Esse é um exercício com base no treinamento autógeno (método para curar transtornos psicossomáticos e problemas de ansiedade). Esse treinamento foi desenvolvido pelo neurologista Johannes H. Schultz em 1930.

Seu objetivo é criar autossugestões para gerar um relaxamento profundo e progressivo. Confira como fazer:

  1. Deitar de maneira confortável;
  2. Fechar os olhos e manter a concentração em um dos membros;
  3. Pode começar com o pé direito, dizendo algumas afirmações;
  4. Por exemplo: “meu é direto está muito pesado, muito pesado e quente”
  5. Após isso, é preciso repetir a frase mais 5 vezes;
  6. É importante sentir ou imaginar o calor e o peso;
  7. Então, ao perceber o efeito físico, basta dizer outra frase;
  8. Fale “agora estou relaxado, estou totalmente tranquilo”
  9. Respire fundo e sinta a leveza nessa área;
  10. Mexa o pé e note como ele está mais leve.

Depois de fazer isso com o lado direito, repita para o lado esquerdo. Então, prossiga para outras áreas do corpo de forma ascendente. No meio do processo é muito comum cair no sono.

3. Visualização criativa

A visualização criativa pode ser feita com a ajuda de uma meditação guiada ou apenas com a imaginação. Essa prática ajuda a tirar o foco da preocupação por estar acordado, funcionando para eliminar a insônia. Logo, o corpo mantém sua concentração na atividade e pode ficar mais tranquilo. Veja como fazer:

  1. Visualize uma praia calma;
  2. Observe o movimento das ondas;
  3. Sinta a textura da areia em seus pés;
  4. Receba a brisa do vento em seu rosto;
  5. Mantenha a consciência na sensação de tranquilidade e paz.

Esse exercício pode ser feito com outras paisagens naturais ou com cenas da infância. O importante é que a visualização gere um sentimento agradável e que conduza para a sonolência.

Com essas 3 formas para relaxar durante a insônia é possível dormir com mais rapidez e facilidade. Aplique a que mais gostar e veja como uma noite inquieta passará a ser um momento de calma e tranquilidade.
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