Como usar a música para acabar com a insônia?

Já esteve muito estressado no trânsito e viu tudo mudar quando colocou uma canção agradável? Esse efeito relaxante é comprovado pela ciência. Então, descubra hoje como usar a música para acabar com a insônia.

Por trazer sensações boas, as melodias podem alterar um estado mental. Sendo assim, utilizar músicas para dormir melhor é uma ótima estratégia. Entenda melhor esse funcionamento.

Como a música atua no cérebro?

A música é uma grande aliada para eliminar a insônia porque atua diretamente nos receptores cerebrais. Uma canção trabalha com a maior parte das regiões do cérebro. Assim, ela pode emocionar, alegrar ou relaxar uma pessoa facilmente.

Isso ocorre porque um som é capaz de ativar as estruturas do cerebelo, parte responsável pela produção de hormônios importantes. Entre eles estão a dopamina e a noradrenalina que controlam a sensação de bem-estar.

Além desses neurotransmissores, a música também ativa a amígdala cerebelosa, área atuante nas reações emocionais do córtex cerebral. Dessa forma, uma bela melodia consegue despertar os mais variados sentimentos.

Por isso, utilizar o poder da música é tão importante para acabar com os problemas de sono. Apenas alguns minutos de um som relaxante pode induzir uma pessoa à sonolência e evitar mais uma noite em claro.

Por que a música relaxa?

Uma canção ajuda a relaxar, a manter o foco, aumentar a habilidade de memorização e a animar. Dessa forma, ela é utilizada tanto em academias quanto em ligações demoradas de telemarketing.

Sendo assim, a música relaxa porque ativa os centros de prazer localizados no cérebro. Logo, uma boa canção tem o mesmo poder que uma atividade prazerosa, como comer um chocolate.

A música age liberando hormônios que atuam oferecendo uma sensação imediata de conforto e bem-estar. Devido a isso elas são utilizadas por profissionais da saúde como: terapeutas, médicos e preparadores físicos.

Se essa poderosa ferramenta tem sido utilizada por especialistas, é possível perceber o seu valor na rotina de todas as pessoas. Então, ao ter problemas para dormir não pense duas vezes e aproveite o poder relaxante da música.

Como usar a música para acabar com a insônia?

Para que um som agradável consiga oferecer os efeitos sedativos necessários, é preciso escolher bem. Não adianta colocar uma faixa animada e tentar acalmar o corpo.

Por isso, é preciso escolher uma música com um som calmo e contínuo e, de preferência, sem letra. Então, basta colocar a música assim que deitar pra dormir. Veja alguns exemplos:

  • Sons da natureza;
  • Flauta doce com fundos naturais;
  • Show acústico;
  • Frequências binaurais;
  • Músicas instrumentais;
  • White noise (ruído branco).

Esse estilo de canção possui uma frequência contínua. Então, o cérebro associa esse tipo de som a um ambiente calmo e seguro. Por isso, essas melodias são uma das melhores formas de usar a música pra acabar com a insônia.

O que achou da dica de hoje? Sabia que existe uma fórmula 100% natural para eliminar a falta de sono definitivamente?

Conheça mais sobre os suplementos naturais contra a insônia. Eles não prejudicam o organismo ou causam dependência. Além disso, caso não tenha os efeitos desejados, basta pedir seu dinheiro de volta!

Deixe uma resposta